[R-br] Ajuda com amostra pequena

Rodrigo Araújo e Castro roacastro87 em yahoo.com.br
Sexta Junho 1 08:51:51 -03 2018

 Bom dia,
Primeiramente acho importante analisar os tipos de variáveis para ver que tipos de análises podem ser feitas.
Há um problema no formato das categorias IDA, TGE, NAL e NAS, que são dados numéricos mas já foram sumarizados em categorias (dados categóricos). O resultado é que com isso temos menor poder de análise.
Quanto à variabilidade dos dados, as variáveis SEX, FPO, EES, ESJ, IJS, DBY e GBY (última coluna) possuem variabilidade muito baixa. Assim, como você disse, isso também reduz o poder de análise.
O ideal seria pedir os dados novamente em um novo formato, sem as sumarizações citadas nas variáveis IDA, TGE, NAL e NAS para ampliar o número de análise possíveis. Se não for viável, o que você pode fazer é cruzar variáveis como SEX, IDA, TGE, NAS e NAL com aquelas cuja resposta foi sim e não e fazer um teste qui-quadrado para verificar a independência delas para poder tirar conclusões.
Por fim,  idealmente aquelas variáveis com baixa variabilidade (SEX, FPO, EES, ESJ, IJS, DBY e GBY) deveriam ser desconsideradas, deixando apenas REL e RBY para serem comparadas com IDA, TGE, NAL e NAS, além das comparações entre si no grupo de variáveis IDA, TGE, NAL e NAS.
Minha posição é a seguinte: se isso for suficiente para responder sua pergunta de pesquisa , apesar das limitações apontadas, sua análise é possível, caso contrário peça um novo conjunto de dados mais adequado ou informe os problemas (provavelmente devido à formulação do questionário).
 Espero ter dado minha contribuição, e caso a opinião profissional de vocês divergir de algum ponto que comentei, por favor se manifestem para complementar e/ou contribuir com a resposta do Professor Elias Carvalho.

att,
RodrigoDoutorando em Estudos LinguísticosUniversidade Federal de Minas Gerais