[R-br] Índice de concordância Kappa

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sexta Novembro 6 19:08:38 BRST 2015

Leonardo,

É possível *quase* concordar como você!

Mas para a concordância total, temos que colocar na mesa o seguinte:

A hipótese nula é verdadeira ou falsa?

No caso de uma tabela de contingência 2x2 (a do OP) a nula é que não há
"associação" entre as duas variáveis categóricas, ou seja as proporções das
colunas (ou linhas) espelham as proporções das margens.

Como a tabela é uma amostragem do mundo ("a população sob estudo")
espera-se variações nos valores das células que difiram das proporções
"reais" e por isso faz-se o teste estatístico.

No caso de o efeito ser forte e a hipótese nula ser falsa a afirmação acima
não seria totalmente verdadeira...

Quanto à proposição " Acho mais produtivo *estimar* a dis/concordância, sem
perder de vista a precisão da estimativa." o problema, é que  "*the devil
is in the detail*" como atestam as 'n' tentativas dos nossos antepassados
(desde Yule na déc. dos dez do século passado, até o Gwet [de quem comprei
o *librito* há um tempo atrás]), de definir a [medida da] "
dis/concordância"!

Só para ficar nas medidas citadas nesta "trédi": o Kappa de Cohen sofre do
paradoxo citado pelo Pedro, o valor-p *per se* não é medida dessa natureza,
o OR ou RR não está claro se se aplica ao caso do OP ou não (ele precisa
nos dizer como os dados foram colhidos e qual a interpretação para a
tabela), as medidas de associação, precisam ser interpretadas com cuidado,
por isso passei os links...

Ademais, uma questão de ordem aqui (que de novo *somente* o OP poderia
elucidar): o modelo para se usar o índice de concordância (dos quais o
Kappa é um dos exemplos) só se aplicaria se uma das variáveis categóricas
estivesse classificando o resultado da outra, o que me parece impossível
para os micro-organismos (a menos que a tabela indique se eles preferem a
companhia do outro, por exemplo), eu entendi a tabela como uma outra
instância do famoso exemplo de Snee para associação entre cor de cabelo e
cor dos olhos (os dados desse exemplo existem no R no *dataset* "
HairEyeColor").

 HTH
--
Cesar Rabak