[R-br] Índice de concordância Kappa

Leonardo Ferreira Fontenelle leonardof em leonardof.med.br
Sexta Novembro 6 22:51:54 BRST 2015

Sim, a importância do teste estatístico vem da variabilidade amostral.
Mas a importância da precisão da estimativa (ou do intervalo de
confiança, que dá mais ou menos no mesmo) também vem da variabilidade
amostral, então eu não a desconsiderei.

De qualquer forma, acho que concordamos com uma coisa. Se alguém tem uma
concordância de 0,1 (kappa ou AC1), com intervalo de confiança de 95%
entre 0,05 e 0,15, a pessoa pode até dizer que a concordância é
estatisticamente significativa, mas mesmo assim os dois métodos
concordam muito pouco.

Com relação ao "diabo nos detalhes", eu não quis entrar nesse "detalhe",
porque já foi muito bem discutido anteriormente. Com certeza não adianta
ficar discutindo teste de hipótese versus estimação se aquilo que se
está testando/estimando não for interpretável (ou bem interpretado).

Att,

Leonardo Ferreira Fontenelle[1]

Em Sex 6 nov. 2015, às 19:08, Cesar Rabak escreveu:
> [...]
> elucidar): o modelo para se usar o índice de concordância (dos quais o
> Kappa é um dos exemplos) só se aplicaria se uma das variáveis
> categóricas estivesse classificando o resultado da outra, o que me
> parece impossível para os micro-organismos (a menos que a tabela
> indique se eles preferem a companhia do outro, por exemplo), eu
> entendi a tabela como uma outra instância do famoso exemplo de Snee
> para associação entre cor de cabelo e cor dos olhos (os dados desse
> exemplo existem no R no *dataset* "HairEyeColor").

Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça
código mínimo reproduzível.

Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça
código mínimo reproduzível.