[R-br] Não consigo estimar por máxima verossimilhança (problemas com logaritmo de argumento negativo)

Romero Luiz M. Sales Filho romero.sfilho em gmail.com
Segunda Novembro 17 22:36:24 BRST 2014

Caros, perdoem mas não estou conseguindo responder a mensagem diretamente
pelo tópico já existente... Estou simplesmente dando o reply na mensagem
que chega na minha conta e a mensagem retorna... Estou fazendo algum
procedimento errado??? Bom, continuando com o tópico comentado por Walmes e
Vinícius, faço os meus comentários:

Olá Walmes e Vinícius,

obrigado pelas dicas, pelo menos já estou buscando encontrar alguma forma
de resolver, pois confesso, que já não estava vendo mais como sair do
dilema.

Vinicius, já tinha tentado fazer a otimização da função de verossimilhança
(sem o log), entretanto, não sei o que acontece, mas as estimativas ficam
todas iguais aos pontos iniciais, ou seja, para as mil replicações que
estou fazendo, todos os resultados são iguais aos pontos iniciais... Com
certeza, fazendo dessa forma, não deve estar chegando nem na segunda
iteração (não sei o motivo).

Walmes, a sua dica é boa, alguém já tinha falado em algo do tipo, mas eu
não tinha entendido bem... acho que agora com sua explicação ficou mais
claro, resumindo, por favor veja se é isso: preciso encontrar funções cujos
possíveis resultado sejam pertencentes ao domínio dos meus dois parâmetros
de interesse, com a exigência de que o argumento dessas funções sejam
sempre valores pertencentes aos reais, certo??

Pensando assim, como o parâmetro z é sempre menor que 2 e o parâmetro eta é
sempre um número positivo, então teoricamente posso usar a seguinte
transformação:

z= 2-exp(x) (argumento x real e resultado da função sempre menor que 2)   e
   eta=exp (k) (argumento k real e resultado da função sempre maior que
zero). É isso mesmo, vcs concordam???

Obrigado pela atenção,

Romero.

--
*Profº Romero Luiz Mendonça Sales Filho*

*Estatístico / Mestre em Engª de ProduçãoUFRPE - UAGCel.: (81) 9667-4477*
*romero.sfilho em gmail.com* <romero.sfilho em gmail.com>
*romero_sfilho em yahoo.com.br* <romero_sfilho em yahoo.com.br>