[R-br] Não consigo estimar por máxima verossimilhança (problemas com logaritmo de argumento negativo)

Vinicius Brito Rocha viniciusbritor em gmail.com
Segunda Novembro 17 21:48:39 BRST 2014

Romero,

faz tempo que não tenho esse tipo de problema na minha vida.

A sugestão do Walmes me parece a mais correta.

Outra abordagem que me parece ser razoável e tentar maximizar sem a função
de log, pois deveria obter o mesmo resultado.

Ou também usar uma abordagem bayesiana. Determinar uma distribuição a
posteriori e então determinar as distribuições condicionais completas para
os seus parâmetros. Sem dúvida esse tipo de approach vai te dar muito mais
trabalho.

Abs

Vinicius

Em 17 de novembro de 2014 20:47, walmes . <walmeszeviani em gmail.com>
escreveu:

> Em problemas de otimização o primeiro conselho é ter uma função objetivo
> com argumentos no domínio dos reais. Tente colocar reparametrizações na sua
> função objetivo para garantir isso. Por exemplo, no caso da distribuição
> normal a função de log-verrossimilhança tem que ser escrita com mu=mu e
> sigma=exp(theta), não se estima diretamente sigma pois sigma>0 mas
> exp(theta)>0 para todos theta nos reais. A mesma idéia serve para binomial,
> onde p está no (0,1), não se otimiza em p mas em theta sendo que
> p=1/(1+exp(theta)) que vem da função de ligação log(p/(1-p))=theta.

> [...]

*Vinicius Brito Rocha.*
*Estatístico e Atuário *
*M.Sc. Engenharia de Produção/PO*

*Ph.D. Estudante Sistemas Computacionais*