[R-br] Tirar maiuscula apos o ponto

Rodrigo Coster rcoster em gmail.com
Sábado Março 22 21:54:35 BRT 2014

A tua expressão tem alguns problemas... A expressão ". [A-Z]" captura
qualquer caractere (e não somente ponto), seguido por um espaço e uma letra
maiúscula (http://regex101.com/r/hG9uK2). Para capturar o ponto, precisa
usar *\\.* no lugar

Segue uma solução: gsub('(?<=\\. )([A-Z])', '\\L\\1', texto, perl = TRUE) e
a explicação em: http://regex101.com/r/xV7zE0

Único problema é que frases que iniciam com letras acentuadas não funciona
(se alguém souber resolver, eu agradeço, pq isso me da uma baita dor de
cabeça as vezes)