[R-br] Tirar maiuscula apos o ponto

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Sábado Março 22 21:28:52 BRT 2014

Boa noite a todos

Primeiro de tudo quero pedir desculpas por uma duvida tao basica

considerem o seguinte exemplo:

texto <- 'Deus abencoou Noe e seus filhos, e lhes disse: "Sede fecundos,
multiplicai-vos, enchei a terra. Sede o medo e o pavor de todos os
animais da terra e de todas as aves do ceu, como de tudo o que se move
na terra e de todos os peixes do mar: eles sao entregues nas vossas
maos. Tudo o que se move e possui a vida vos servira de alimento, tudo
isso eu vos dou, como vos dei a verdura das plantas. Mas nao comereis a
carne com sua alma, isto e, o sangue. Pedirei contas porem, do sangue de
cada um de vos. Pedirei contas a todos os animais e ao homem, aos homens
entre si, eu pedirei contas da alma do homem. Quem derrama o sangue do
homem pelo homem terra seu sangue derramado. Pois a imagem de Deus o
homem foi feito. Quanto a vos, sede fecundos, multiplicai-vos, povoai a
terra e dominai-a."

Agora desejo transformar as maiusculas apos o ponto em minusuclas, por
exemplo:
". Sede o medo" em
". sede o medo"

sei que posso fazer com gsub e pensei que gsub('. [A-Z]','.
[a-z]',texto) seria suficiente, mas nao foi.

Onde estou errando?

Antecipadamente agradeco aos R-mestres

[]s
Tura