[R-br] Tirar maiuscula apos o ponto

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Domingo Março 23 06:49:24 BRT 2014

On 03/22/2014 09:54 PM, Rodrigo Coster wrote:
> A tua expressão tem alguns problemas... A expressão ". [A-Z]" captura
> qualquer caractere (e não somente ponto), seguido por um espaço e uma
> letra maiúscula (http://regex101.com/r/hG9uK2). Para capturar o ponto,
> precisa usar *\\.* no lugar
>
> Segue uma solução: gsub('(?<=\\. )([A-Z])', '\\L\\1', texto, perl =
> TRUE) e a explicação em: http://regex101.com/r/xV7zE0
>
> Único problema é que frases que iniciam com letras acentuadas não
> funciona (se alguém souber resolver, eu agradeço, pq isso me da uma
> baita dor de cabeça as vezes)

Rodrigo,

Antes de tudo muito obrigado!

Este sitio é muito interessante,gostei da dica.

O que eu faço para resolver as palavras com acento é tirar os acentos
tenho até uma rotina para isto ...

Infelizmente ainda ocorre um erro: quando temos frases como

"Sede fecundos, multiplicai-vos

a rotina transforma em

\"Sede fecundos, multiplicai-vos

mas vou resolver retirando as aspas...