[R-br] AIC para variograma ajustado por OLS (variofit)

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Quinta Abril 3 09:55:31 BRT 2014

A funcao do Paulo é generica pra calcular a log-likelihood em qualquer
ponto, no caso ele usou o exemplo das estimativas provenientes do
variograma, mas pra calcular a log-lik ele ta supondo que o processo é
gaussiano. Os modelos lineares em geral usam OLS que é igual a
verossimilhanca e pra calcular o AIC nestes casos eles estao usando a
suposicao de gaussianidade. Isso é comum ... talvez eu nao entendi o seu
ponto ...

Em 3 de abril de 2014 14:27, Éder Comunello <comunello.eder em gmail.com>escreveu:

> Wagner, bom dia!
>
> Agradeço por seu interesse na questão.
>
> Minha dúvida surgiu justamente nesse ponto que você tocou. No caso de
> likfit() entendo que o o cálculo do AIC é, de certo modo, inerente ao
> procedimento do ajuste por verossimilhança. No caso do variofit() estava
> buscando alguma pista para entender o que de fato faz a função loglik.GRF
> no caso de modelos ajustados por mínimos quadrados, uma vez que a opção é
> disponibilizada.
>
> Fora do universo da variografia, acabei encontando muitas referências do
> [...]

Wagner Hugo Bonat
LEG - Laboratório de Estatística e Geoinformação
UFPR - Universidade Federal do Paraná