[R-br] AIC para variograma ajustado por OLS (variofit)

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Quinta Abril 3 09:27:58 BRT 2014

Wagner, bom dia!

Agradeço por seu interesse na questão.

Minha dúvida surgiu justamente nesse ponto que você tocou. No caso de
likfit() entendo que o o cálculo do AIC é, de certo modo, inerente ao
procedimento do ajuste por verossimilhança. No caso do variofit() estava
buscando alguma pista para entender o que de fato faz a função loglik.GRF
no caso de modelos ajustados por mínimos quadrados, uma vez que a opção é
disponibilizada.

Fora do universo da variografia, acabei encontando muitas referências do
uso do AIC para modelos lineares ajustados por mínimos quadrados (inclusive
a função extractAIC() do pacote {stats}). De qualquer modo, não me parece
usual utilizar AIC no caso de variogramas ajustados por mínimos quadrados
(OLS, WLS), embora esteja entendendo ser possível.

Estou me aventurando nesse tema e ainda tenho muito que estudar. Sendo
assim, queiram desculpar pelos deslizes e falta da devida compreensão do
assunto. Agradeço se tiverem algumas boas referências sobre o assunto que
possam ser disponibilizadas.

Éder Comunello <c <comunello.eder em gmail.com>omunello.eder em gmail.com>
Dourados, MS - [22 16.5'S, 54 49'W]