[R-br] AIC para variograma ajustado por OLS (variofit)

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Quarta Abril 2 17:46:33 BRT 2014

AIC é baseado na log-verossimilhança como vc colocou, agora se seu ajuste é
por minimos quadrados nao vejo como ... O que vc pode fazer é pegar as
estimativas e avaliar na log-verossimilhança mas é claro que vai dar menor

Uma segunda dúvida é no número de parâmetros utilizados no cálculo do AIC.
Observei que para obter um valor igual a o cálculado pela geoR devo
considerar um parâmetro a mais do que vinha considerando ("tausq",
"sigmasq" e "phi"). Poderia considerar o erro a ser estimado como um quarto
parâmetro do modelo?

Talvez seja o parâmetro de média ??? O modelo basico com 4 parametros phi
duas variancias e a media.

Em 2 de abril de 2014 22:39, Éder Comunello <comunello.eder em gmail.com>escreveu:

> Senhores, boa tarde!
>
> Ao utilizar a geoR temos a possibilidade de ajustes de modelos para
> variogramas por variofit() e likfit().
>
> Eu costumava usar Grau de Dependência Espacial (GDE) e somatório de erro
> como critérios para seleção de modelos ajustados por variofit() e
> principalmente Akaike Information Citerion (AIC) para modelos ajustados por
> likfit().
>
> Todavia, recentemente estudando a função loglik.GRF(), vi que é possível
> calcular um valor log-likelihood para modelos ajustados por variofit().

> [...]

Wagner Hugo Bonat
LEG - Laboratório de Estatística e Geoinformação
UFPR - Universidade Federal do Paraná