[R-br] Qual a melhor opção de Editor, GUI, IDE para o R?

pjobenil em gmail.com pjobenil em gmail.com
Sexta Dezembro 27 11:30:46 BRST 2013

Bom dia

Venho utilizando o R tanto para as atividades de pesquisa quanto didáticas. Passei a usar o RStudio em meu dia a dia e fiquei bastante satisfeito com o ambiente pois integra facilmente vários elementos que considero sejam relevantes no desenvolvimento do meu trabalho. Em ambiente didático tenho o utilizado o Rgui com minhas turmas de Engenharia mas vejo que os mesmos tem muita dificuldade para trabalhar neste ambiente. Acho que mais pela deficiência no inglês do que propriamente com o fato dos comandos terem que ser digitados. Neste ultimo semestre usei o Rcmdr que foi bem aceito e acho que seria um bom ambiente para alunos de outras áreas como ciências humanas, biológicas, etc.

Também estou estudando python e estou realizando experiências com vários IDEs que permitam combinar as duas linguagens. Atualmente estou analisando o ipython-notebook

Atenciosamente

Jobenil Júnior

Enviado do Email do Windows