[R-br] Qual a melhor opção de Editor, GUI, IDE para o R?

Manoel Galdino mcz.fea em gmail.com
Sexta Dezembro 27 10:34:18 BRST 2013

Quantas respostas em pleno fim de ano!

Gosto do Rstudio, que é o que uso. Principalmente pela facilidade em
colocar o R num servidor (linux) e acessá-lo remotamente, via browser, pelo
windows (ou linux), na interface do Rstudio. Além disso tem tbm o controle
de versões, que ainda não uso, mas quero começar a usar em 2014. E por fim
o Shiny, que é uma biblioteca/framework para aplicações web.

Nunca usei outro editor pra R. Pra outras linguagens de programação,
utilizo o notepad ++ ou Eclipse. Mas gostei da ideia (no texto linkado) de
usar uma ide só pro R e outras linguagens. Como vejo meu futuro mixando o R
e Python, talvez seja uma boa mudar de IDE. Mas teria que ver como fazer o
acesso remoto do servidor e tbm como fazer gráficos interativos sem o shiny
(aí talvez aprendendo javascript, html e css direto, substituindo o shiny).
Enfim, por enquanto Rstudio, mas vou considerar mudar de IDE.

abçs e feliz ano novo a todos,

Manoel Galdino
https://sites.google.com/site/galdinomcz/