[R-br] Qual a melhor opção de Editor, GUI, IDE para o R?

Jose Claudio Faria joseclaudio.faria em gmail.com
Sexta Dezembro 27 11:53:05 BRST 2013


Elias,

Com base em minhas experiências passadas, creio que o Rcmdr mais
atrapalha que ajuda!

O motivo é que nas últimas versões ele está usando uma codificação
(devido aos vários pacotes que suporta e usa) muito difícil de ser
entendida pelo usuário iniciante. Em alguns casos chega a assustar até
mesmo os usuários experientes.

Como você sabe, o objetivo principal do Rcmdr é ensinar como fazer
algo em R ao mesmo tempo em que permite obter os resultados (numéricos
e gráficos) das análises. Nesse processo o usuário vai sendo guiado
por caixas de diálogo, menus e botões. Contudo, acho que que com a
expansão das análises suportadas pelo Rcmdr que são distribuídas em
vários pacotes (não muito simples), acaba sendo um tiro no pé para o
iniciante. Gostava mais (e cheguei a usar em aulas) no passado quando
era mais simples e direto.

Atualmente invisto (independente da turma) em um curso introdutório de
R (no qual gasto em média 8 horas aula) com fundamentação na linguagem
em si, que é fundamantal. Este tempo é ganho (de sobra) posteriormente
ao não precisar ficar fazendo análise exploratória de dados no quadro,
pois considero que gasta até mais tempo.

Ou seja, uma projeção no data-show básica sobre o assunto a ser
abordado, discutir os principais conceitos e o resto: R!

Uma coisa que aprendi como educador: não substime seus alunos, pois
quem pode acabar subestimado é você.
Estudante universitário é para ser desafiado, exigido, pois somente
assim o aprendizado se dá de fato.

Os scripts básicos que uso em minhas aulas (com mais ou meno ênfase
dependente do perfil da turma) pode ser visto nesta página:
http://nbcgib.uesc.br/lec/avale-es/r

Uma coisa que acho importante é que o código seja muito bem indentado,
pequeno e simples.
(Coisa que o Rcmdr não anda fazendo).

Tenho conseguido bons resultados com meus alunos e tenho feito
experiências já a quase 5 anos.
Não dou curso de estatística sem ensinar R... é como rodar uma pedra
morro acima... é um retorno ao passado.

Mas fica uma obaservção: é impossível ensinar para quem não quer
aprender, independente se usa ou não o R.

Os alunos (de mente mais preguiçosa) reclamam um pouquinho no início,
mas ficam agradecidos depois, pois adquirem um conhecimento efetivo
que os acompanha na vida acadêmica e profissional. Não é esta nossa
função?

Ab,
-- 
///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\
Jose Claudio Faria
Estatistica
UESC/DCET/Brasil
joseclaudio.faria at gmail.com
Telefones:
55(73)3680.5545 - UESC
55(73)9100.7351 - TIM
55(73)8817.6159 - OI
///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\


Mais detalhes sobre a lista de discussão R-br