[R-br] Duvidas de amostras.

Diogo Ferrari diogoferrari em gmail.com
Domingo Novembro 18 19:37:11 BRST 2012

Portanto: No item 2 cada amostra tem sua própria média, sabendo que são
observações diferentes. Essa diferença da média da amostra de uma para a
outra é chamada de variação amostral correto? Se eu fizer uma distribuição
com todas as médias  das mil amostras eu tenho uma distribuição amostral?

*A distribuição das médias das amostras tende a uma distribuição normal. É
o teorema do limite central. Distribuição amostral é a distribuição de cada
uma das suas amostras. *

Se a média das médias dessas 1000 amostras for igual a média da população
do item 1. Podemos dizer que qualquer amostra do item 2 representa a
população? Está certo essa minha conclusão?****

* O critério para decidir sobre a representatividade não sei se é bem esse.
Eu acho é que a questão poderia ser colocada de outra forma. Isso porque em
geral você desconhece a média da população (que é o parâmetro). Você estima
parâmetro(s) a partir de amostra(s). Exemplo mais basicão: Se quer uma
média da população, por exemplo. Dai pega a amostra, tira a média, e faz um
teste de hipótese sobre a média da população supondo que tenha dada
distribuição (normal, por exemplo). Se você já tem a população, e quer
tirar amostras, é só tirar a amostra conforme a distribuição da população,
sem crise. Cada caso da amostra deve aparecer com a mesma probabilidade do
caso na população. Daí, a amostra representa a população sem dúvida. Mas,
novamente, acho que a questão é saber se o estimador (média amostral)
representa o parâmetro (média da população.)***

Só para ter certeza, Toda vez que aumentar minha amostra meu DP diminui?
Porquê?

*DP amostral é:*

*[image: s = \sqrt{\sum_{i=1}^{n}{\frac{(x_i - \bar{x}) }{n-1} } }]*
*Portanto, maior n, menos DP.*
*Espero ter ajudado de alguma forma.*
*abs*

2012/11/18 edmar Caldas <edmar_caldas em yahoo.com.br>

> [...]
>
> ** **
>
> Só para ter certeza, Toda vez que aumentar minha amostra meu DP diminui?

Diogo Ferrari
University of San Paulo (USP)
Faculty of Philosophy, Languages, Literature and Human Sciences (FFLCH)
Department of Political Science (DCP)
San Paulo/SP - Brazil
E-mail: diogo.ferrari em usp.br

Open Source! Use R! Use Linux!

"A vida é a arte de tirar conclusões suficientes de dados insuficientes"