[R-br] Duvidas de amostras.

edmar Caldas edmar_caldas em yahoo.com.br
Domingo Novembro 18 17:06:32 BRST 2012

Pessoal, uma ajuda.

1)      Tenho 10.000 observações.

DP = 10

Média = 70

Distribuição normal.

2)      Imagina dividir essas 10.000 observações em 1.000 (Mil) amostras de
10 (dez) observações.

DP = 3

Média = 70

3)      Agora dividimos essa mesma 10.000 observações em 100 amostras de 100
observações.

DP = 1

Média = 70.

Portanto: No item 2 cada amostra tem sua própria média, sabendo que são
observações diferentes. Essa diferença da média da amostra de uma para a
outra é chamada de variação amostral correto? Se eu fizer uma distribuição
com todas as médias  das mil amostras eu tenho uma distribuição amostral?
Se a média das médias dessas 1000 amostras for igual a média da população do
item 1. Podemos dizer que qualquer amostra do item 2 representa a população?
Está certo essa minha conclusão?

Só para ter certeza, Toda vez que aumentar minha amostra meu DP diminui?
Porquê?