[R-br] Usando objetos do .GlobalEnv no rmarkdown para pdf

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Ter Jan 18 11:03:33 -03 2022

Caros amigos de R,

Estou trabalhando num relatório de um projeto para gerar um pdf e um html
periodicamente no final de cada semana. O passos são os seguintes: 1 -
importar os dados; 2 - aplicar as etiquetas; 3 - editar os dados; 4 - Fazer
o grafico 1; 5 - fazer o grafico 2; bla bla etc. 10 - gerar o relatório; 11
- mandar por email periodicamente. Pra cada passo eu tenho um script
separado e um script principal que chama todos eles em sequência e assim
consigo me organizar.

A minha questão é que já trabalhei diversas vezes com o Sweave e nunca
passei por este problema, e agora começando com o rmarkdown estou batendo
cabeça. A minha questão é que no script do primeiro gráfico eu gero um
objeto "fluxp" que está salvo no disco ("meusdados.RData") e tambem está no
.GlobalEnv. Quando eu renderizo para html dá certo. Mas quando renderizo
para pdf, o arquivo vem sem a figura. Depois de pedir pra retornar os
erros, vem que ele não acha o objeto do grafico. Fuçando por ai, entendi
que a renderização abre uma sessão nova no segundo plano e por isso não
consegue achar o objeto. Mas não estou conseguindo contornar a situação.
Alguma luz?

---
title: "Resultado do projeto"
author: "Pedro Brasil"
date:
output:
always_allow_html: true
---

```{r setup, include = FALSE}
knitr::opts_chunk$set(echo = FALSE)
knitr::opts_chunk$set(cache = TRUE)
knitr::opts_chunk$set(error = TRUE)
```

## Fluxograma de inclusão e exclusão

```{r fluxograma, echo=FALSE, message=TRUE, warning=TRUE, paged.print=TRUE}
DiagrammeR::grViz(fluxp)
```
Error in DiagrammeR::grViz(fluxp): objeto 'fluxp' não encontrado

Pedro Brasil