[R-br] Alocação aleatória não balanceada 3:1:1 por blocos

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Ter Jan 4 23:05:42 -03 2022

Cesar,

Sim o numero de braços é o numero de intervençoes. No caso sao 3 vacinas
diferentes.

Mas os blocos nao sao estratos. Os blocos sao sequencias curtas da alocaçao
para garatir de tempos em tempos que a quantidades de participantes
alocados estejam dentro do esperado do balanceamento. Exemplo simples de
dois tratamentos/vacinas... Eu criaria blocos de 8 10 e 12 de tal forma que
ao final de cada bloco 8 ou 10 ou 12 alocados haveria uma garantia que 50%
dos incluidos esteja em um tratamento e outros 50% no outro tratamento.
Isso faria com que caso o ensaio fosse interrompido precocemente, que nao
houvesse desbalanceamento que comprometesse a atribuiçao do efeito do
tratamento. Isso é diferente de alocar por estratos por exemplo 50% dos
incluidos sejam com 60 anos ou mais e 50% com 59 ou menos.

De qualquer forma, vou dar uma olhada na literatura indicada.

Abraços,

Pedro Emmanuel Brasil
(:)=