[R-br] Alocação aleatória não balanceada 3:1:1 por blocos

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Ter Jan 4 18:01:52 -03 2022

Pedro,

Sua questão enseja algumas dúvidas.

Se houve uma decisão de haver três braços no ensaio clínico, e os braços
não são balanceados, os braços já não são os tratamentos (eventualmente, um
deles até pode ser a ausência de tratamento)¹?

Aí eu entendo que a blocagem que se busca é aquela que reduz variância nos
sujeitos para poder diminuir o número de casos necessários permitindo
efetuar o ensaio com menos custo e mais rápido.

É isso ou você está pensando em alguma outra coisa?

Como leitura, se minhas primeiras considerações estiverem corretas como
premissas, recomendaria a busca em português e em inglês por amostragem
estratificada com blocagem, mas no âmbito de estudos clínicos, que tem umas
especificidades.

HTH e Feliz 2022 a todos os leitores desta lista!

--
Cesar Rabak

[1] Minha experiência indica que via de regra o braço com mais casos é o de
pacientes "mais abundante" que sói ser o de não tratamento.