[R-br] Alocação aleatória não balanceada 3:1:1 por blocos

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Ter Jan 4 12:23:19 -03 2022

Aigos de R,

Estou aqui no esforço de fazer um tabela de alocação aleatória para um
ensaio clínico. Eu já fiz muito isso antes usando o pacote blockrand. Fucei
por aí e acabei achando outros pacotes interessantes como o randomizr e
randomizeR. Todos fazem alocação por blocos, ou seja, defino tamanhos de
blocos variáveis como 6, 12 e 18 e a função aloca, por exemplo, 3
tratamentos garantindo que ao final de cada bloco haja um número
equilibrado de tratamentos. A minha questão é que após uma discussão
interna decidiu-se que um dos braços deveria ter mais participantes que
outros, por exemplo, numa proporção de 3:1:1. Neste caso, os blocos
deveriam ser múltiplos de 5. Mas a minha questão é que eu achei funções de
alocação que aceitam probabilidades diferentes de alocação e achei funções
que determinam tamanhos de blocos para alocação, mas não achei qualquer
função que faça as duas coisas ao mesmo tempo. Comecei inclusive a me
perguntar se isso faz sentido na prática porque olhando os livros que tenho
aqui não consegui achar nenhum exemplo ou considerações a respeito de
blocos com alocação de probabilidades diferentes.

Alguém conhece alguma função que executa esta operação ou consegue fazer
alguma consideração a esse respeito? Recomenda alguma leitura?

Abraço forte,

Pedro Brasil