[R-br] Dados com ausência de valores para determinadas variáveis e colineariade entre

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Seg Maio 24 17:36:51 -03 2021

OK!

Numa leitura perfunctória a gente que não mergulha no assim denominado *domínio
do problema* em contraponto ao domínio da Estatística (como disciplina
matemática) obviamente não tem condições de detectar essas coisas que o
interessado pode fazer com uma inspeção mais criteriosa.

Ótimo que você detectou e resolveu esse problema.

Alias, sem querer ser enfático demais nem quero parecer que estou colocando
sapatos de chumbo nos pesquisadores que efetuam suas análises, gostaria de
aproveitar o ensejo para indicar a vantagem de usar um processo de Análise
Estatística em três fases (que por sinal, para ficar no tópico desta lista,
o R oferece sobejas ferramentas para fazer de maneira expedita e completa):

   1. Uma estatística descritiva, com ênfase em apresentação gráfica dos
   dados.
   2. Uma análise (estatística) exploratória como proposta, principalmente,
   por Tukey.
   3. Finalmente a inferencial, levando em conta que a modelagem deve
   seguir as hipóteses e não o contrário, que seria uma abordagem lícita na
   *exploratória* mas passível de ser tachada como *Questionable Research
   Practice* – QRP na *inferencial!*

No caso da descritiva, um diagrama do tipo *Draftsman Draftsman's plot
<https://www.oxfordreference.com/view/10.1093/oi/authority.20110803095729868>*
mostraria a correlação "perfeita" entre as duas variáveis e já serviria de
um aviso para a não inclusão no modelo.

O plot.design é outro gráfico que permite explorar as possíveis respostas
em função dos fatores que se manipularam no experimento.

Por fim além da mecânica de como considerar as repetições, é importante
entender a importância dessa correção para que os resultados sejam úteis no
estudo do experimento.

HTH
--
Cesar Rabak