[R-br] Manipulando banco de dados no R

Wenceslau Teixeira wgt007 em gmail.com
Sáb Jun 6 13:38:32 -03 2020

Caros,

Bom dia. Sei que um dos usos do R e a manipulação de arquivos. Nunca tive
muito contato com estes comandos. Mas chegou a hora. Agradeço se puderem me
enviar alguma dica, material para o estudo sobre este tópico no R.

O problema específico que enfrento é extrair dados selecionados com algumas
regras de banco de dados (BD). O BD com informações sobre diversos
parâmetros dentre estes teores de Areia (A), Silte (S), Argila (Ar)  em %
sem decimais, tem também dados da água retida na Capacidade de Campo (CC),
no Ponto de Murcha permanente (PMP) também em % sem decimais. Eu criei um
dataframe teórico de todas as combinações possíveis de resultados de
granulometria do solo. Considerando que a soma A+S+Ar = 100 e os dados são
sem decimais, num passo de 1% isto cria 5151 combinações possíveis. O que
pretendo é buscar no BD as combinações que têm resultados no BD para uma
determinada combinação (p.ex. A = 70, S=10, Ar=20 –> PMP = 10). Eu percebi
que algumas das combinações da granulometria existem várias informações
(dados) da PMP. (a p.ex. A = 60, S=10, Ar=30 –> CC = 12; CC = 11; CC = 20;
CC=11). Para algumas nao tem informações de PMP e para algumas combinações
há uma informação de PMP.

O que quero é criar um script que leia o BD e preencha o data frame teórico
de todas as combinações possíveis de granulometria com os dados existentes
no BD de PMP. Os dados que tiver repetição que as as mesmas sejam colocadas
lado a lado,

ID           AREIA(A)              SILTE(S)
ARGILA                PMP

1            0                           0
100                       -ND

2             0                           1
99                         30

..

35          0                           20
80                         29; 29; 27

--

80          10                         20
70                         25; 25; 24

5151 100                           0
0                           ND

Se alguém tem alguma dica. Eu agradeço