[R-br] Duvidas Análise de Componentes Principais

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Qua Abr 22 22:02:37 -03 2020

Fernando,

Há dois aspectos a ser vistos na sua ACP.

O número de variáveis que você tem antes da ACP e número de casos para você
fazer uma análise multivariada (nos dois casos).

Um gráfico muito interessante para auxiliá-lo a decidir sobre seus
resultados é o "mapa de indivíduos" que plota cada caso no plano das CP,
sendo as primeiras componentes as mais "interessantes" posto que "espalham"
mais os dados por terem sido resultado de uma operação matemática que
maximiza a variâncias nesses dados.

Nesses mapas de indivíduos você pode rotular com cores ou símbolos aspectos
da sua investigação.

O uso das primeiras CP usando o diagrama *scree* ajuda, *mas* a
interpretação da multivariada que você venha a fazer precisará de mais
trabalho, porém você escapa do problema de ter mais variáveis que casos,
que exigiria uso de técnicas de validação cruzada, etc.

HTH
--
Cesar Rabak