[R-br] Desdobramento de um fatorial triplo

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Qui Nov 21 15:03:45 -02 2019

Cesar,

Seus apontamentos são muito bem vindos.
Complementos na mensagem.

À disposição.
Walmes.

On Tue, Nov 19, 2019 at 9:04 PM Cesar Rabak por (R-br) <
r-br em listas.c3sl.ufpr.br> wrote:

> Prez em dos,
>
> Quero dar um pitaco nessa conversa sobre CV e *pressupostos* (que são um
> eufemismo para *normalidade*):

Talvez não necessariamente. Quando me refiro a análise dos pressupostos
estou considerando a abordagem gráfica da inspeção dos 4 gráficos padrões
do R para o objeto de classe lm. Lá você está avaliando os pressupostos em
propriedades que vão além da questão apenas relacionada a normalidade. Mas
entendo que para a maioria pressupostos e normalidade são praticamente a
mesma coisa.

> Considerando que o importante são os resíduos, que quando são hígidos têm
> média zero, pela definição de CV seria indeterminado (tendendo ao infinito)!

Exatamente! Outro ponto é que coeficiente de variação é uma medida
descritiva que introduzimos nos cursos de estatística básica quando
analisamos a distribuição de uma variável aleatória, etc. No caso de um
experimento, temos amostras de potencialmente diferentes populações
(tratamentos), então esse CV coletivo está estimando uma única média quando
podem haver várias. Na minha humilde opinião, essa maldição do CV (R²
talvez seja o mesmo caso) provavelmente surgiu do senso de dever que o
pesquisador sentia de discutir todos os números reportados pela maioria dos
softwares e quase que todos eles colocam o CV na saída acompanhando um
quadro de anova. Aí como é porcentagem, adimensional, etc, fácil de
interpretar, ficou convidativo sempre discuti-lo até o ponto de se tornar
exagerado, desproporcional e distorcido.