[R-br] Desdobramento de um fatorial triplo

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Ter Nov 19 22:04:01 -02 2019

Prez em dos,

Quero dar um pitaco nessa conversa sobre CV e *pressupostos* (que são um
eufemismo para *normalidade*):

Considerando que o importante são os resíduos, que quando são hígidos têm
média zero, pela definição de CV seria indeterminado (tendendo ao infinito)!

Por transitividade, se a média estiver no entorno de zero e os desvios
puderem oscilar ao redor de zero, mesmo para os dados "brutos" ter-se-ia a
mesma situação. . .

Apenas para ajudar pois partilho a ideia que certas práticas do passado
precisam ser banidas, mas parafraseando J. K. Galbraith "Todo o revisor
anônimo é um cara que estudou Estatística com um livro de um autor que já
morreu há muitos anos...." 😉

HTH