[R-br] densidade de uma variável

Nilson Guiotoku nguiotoku2017 em gmail.com
Seg Nov 11 19:33:54 -02 2019

Pessoal,

Estou com uma dúvida sobre a aplicação da função density, em um banco de
dados de uma distribuição normal. Após fazer uma transformação encontrando
o score (componente principal), ao aplicar a função density, eu esperava
que os valores deveriam variar de 0 a 1. Plotei até o histograma da
densidade. Por que a densidade não está no intervalo 0 a 1?

Gerei um código reproduzível, porém, minha variável que estou aplicando,
não necessariamente é exatamente uma variável normal.

set.seed(23)

X = cbind( 1:230, rnorm(230, 450, 20))

X[,2] <- (X[,2] - min(X[,2]))/(max(X[,2])-min(X[,2]))
#plot(X)
X[,1] <- X[,1]-mean(X[,1])
X[,2] <- X[,2]-mean(X[,2])
C <- cov(X)
E <- eigen(C)
score <- X %*% E$vectors
densidade = density(score[,2], n=100)  # os valores da densidade não estão
dentro do intervalo [0,1]

a = hist(score[,2], freq = F)
lines(densidade)