[R-br] Design of Experiments: replicatas no ponto central e intervalo de confiança

Nei c2o.pro.br em gmail.com
Dom Nov 3 14:07:18 -02 2019

Bom Dia Cesar,

Você tem razão.

Foi o que eu percebi.

Depois de procurar muito consegui encontrar algumas orientações apenas
em livros.

Mas estou usando como principal referência o livro:

[Como fazer experimentos, 2001] Benício de Barros Neto, Ieda Spacino
Scarminio, e Roy Edward Bruns. Copyright © 2001. 85-268-0544-4. Editora
da Unicamp. /Como fazer experimentos: pesquisa e desenvolvimento na
ciência e na indústria, 2001/.

Vou explicar a estratégia que estou usando com um exemplo simples: um
experimento com os fatores Temperatura (T) e Agitação (A) visando
otimizar como resposta o Rendimento R.

Depois eu comento minhas dúvidas com o planejamento que já tenho.

1 - monto a matriz de planejamento com variáveis codificadas

T   A    R
1   1
1  -1
-1  1
-1 -1

2 - Depois a “Tabela de Planejamento com Variáveis Codificadas” é
convertida na “Tabela de Coeficientes de Contraste” acrescentando uma
coluna de “uns” à esquerda para o cálculo da média das respostas (M), e
à direita é acrescentada a coluna correspondente à interação entre
Temperatura e Agitação (interação TA) que corresponde aos produtos,
elemento a elemento, dos códigos das colunas T e A:

M T A  TA
1  1   1   1
1  1  -1  -1
1  -1  1  -1
1  -1 -1   1

3 - Depois de fazer os experimentos tenho a matriz X (Tabela de
Coeficientes de Contraste) e a matriz linha Y com os Rendimentos e
calculo a matriz B com os coeficientes do modelo usando a equação:

B = (X^t X)^-1 X^t Y

4 - A próxima etapa é avaliar a significância estatística dos
coeficientes do modelo para identificar quais efeitos principais e
interações são significativas.
Nessa etapa eu prefiro usar o "intervalo de confianção" para fazer essa
avaliação com a equação:

b_i ± t_n − p × (///Erro Padrão/ de b_i )

  Mas preciso estimar o "erro padrão" para cada coeficiente.

5 - Então eu uso a matriz de covariância com a equação:**

V(b) = (X^t X)^−1 σ^2

Reutilizo a matriz (X^t X)^−1 que já foi usada para o cálculo dos
coeficientes do modelo.

E σ^2 (erro experimental) é substituída pela estimativa da variância s^2
dos rendimentos obtidos, por exemplo, em 3 replicatas no ponto central.

E a matriz de planejamento fica:

T   A    R
1   1
1  -1
-1  1
-1 -1

0   0

0   0

0   0

Multiplicando a matriz (X^t X)^−1 pela pela estimativa do erro
experimental s^2 dos rendimentos obtidos, por exemplo, em 3 replicatas
no ponto central, e tirando a raiz quadrada dos elementos da diagonal
principal da matriz V(b), obtenho os erros padrão dos parâmetros (sb_0 ,
sb_1 ...).

Mas para o cálculo do intervalo de confiança para cada parâmetro usamos
o valor de t para n-p graus de liberdade:

Onde onde n = número de linhas da matriz X (experimentos) e p = número
de parâmetros do modelo

Com a equação:

b_i ± t_n − p × sb_i

E verifico se inclui ou não o zero.

Pelo que entendi eu poderia estimar a variância das observações (σ^2 -
erro experimental) de três maneiras diferentes:

1 - Através da Média Quadrática dos Resíduos da tabela Anova

2 - Considerando os efeitos de interação de mais alta ordem (Ex:
interações de três ou mais fatores) como flutuações (ruídos) embutidos
nas respostas e utilizá-los para estimar o erro experimental nos valores
dos modelos

3 - Usando o desvio padrão das replicatas no ponto central.

Mas  no meu caso concreto, tenho um planejamento com 4 variáveis que
geraram 16 experimentos que já foram realizados "sem replicatas".

Portanto eu não tenho como usar a Média Quadrática dos Resíduos da
tabela Anova porque os experimentos não foram feitos em replicatas e
portanto não tenho como calcular os resíduos.

E os valores das interações de mais alta ordem dos 16 experimentos que
já fiz não são muito diferentes dos valores de alguns efeitos principais
ou de segunda ordem.

Por isso a minha decisão de fazer alguns experimentos no ponto central.

Você teria algum comentário a fazer sobre a estratégia que estou seguindo?

Poderia usar os resultados do ponto central e refazer o cálculo do
modelo com a matriz X no formato?

M T A  TA
1  1   1   1
1  1  -1  -1