[R-br] Duvida sobre tipos de categoria e análise estatística aplicável

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sex Maio 17 21:40:17 -03 2019

Alexandre,

A teoria sobre tipos ou categorias de dados não tem uma fundamentação
teórica muito sólida, e é frequentemente desafiada por textos fora do
*mainstream* dos livros texto de estatística, que noves fora uma ou outra
minúcia ainda seguem muito do proposto por Stevens há mais de 50 anos.

Fora os dados obtidos a partir de medidas diretas onde os seus tipos
correspondem à tipificação devido ao processo de obtenção do dado, e ainda
assim há casos rebartivos. . . nas outras ciências que se servem da
Estatística há uma maior elasticidade no uso dos conceitos com certas
*premissas* serem quase axiomáticas posto que não se consegue provar e
testar não leva a conclusão alguma.

Um exemplo de uma medida que seria racional (usando a sua nomenclatura)
pressão arterial em mm de Hg, falha quando aplicada no corpo humano, pois
10 mm de Hg numa certa faixa de pressão pode significar um dano a um órgão
interno (por exemplo rim) enquanto no extremo oposto essa diferença não
significaria nada...

No atual estado do conhecimento do assunto costuma-se estudar essas escalas
com um olho na Estatística (por causa do problema que você cita de usar a
técnica apropriada [para não tirar média de categorias por exemplo]) e
outro no domínio do problema, por exemplo em geoestatítica há todo um
conjunto de problemas que precisam ser acomodados com outras classificações
de escalas.

Tukey ofereceu um conjunto mais rico de escalas que a proposta por Stevens.

Como você citou três ferramentas mas não o campo de aplicação, é o melhor
comentário que posso fazer antes de ter mais dados.

HTH
--
Cesar Rabak