[R-br] Shapefile para Raster

Yury Duarte yurynepomuceno em gmail.com
Sex Maio 17 09:24:50 -03 2019

Bom dia colegas listeiros, como vão?

Estou com dificuldades em criar um objeto raster a partir de um shapefile
ou a partir de um dataframe, mas mantendo os valores associados aos pontos
após a transformação.
Tentei as seguintes abordagens:

r1 = rasterize(shapefile, raster_vazio)
r1[!is.na(r1)] = value
r1 = mask(merge(r1, raster_vazio), raster_vazio, filename = label, format =
"GTiff", overwrite = T)

r2 = rasterFromXYZ(data.frame(coordenadas_pontos, dados_alvo))

modelo = gstat(formula =  shapefile$dados_alvo ~ 1,
                 locations = shapefile,
                 nmax = 1,
                 set = list(idp = 0)
                 )

r3 = raster(predict(modelo, as(raster_vazio, 'SpatialPixels')))

Dessas abordagens, r1 me retorna um raster vazio; r2 está dando erro, mesmo
eu passando um dataframe de grade regular (um ponto a cada 20m) e em r3, o
modelo deveria sempre atribuir ao pixel exatamente o valor do ponto mais
próximo,
mas isso não está ocorrendo.
Caso algum colega possa me elucidar uma nova solução ou apontar qual o erro
estou cometendo numa das abordagens listadas, seria de grande ajuda.

Desde já, agradeço pelo auxilio de todos!

Yury Duarte
Engenheiro Agrônomo - ESALQ/USP