[R-br] Duvida sobre tipos de categoria e análise estatística aplicável

Tropicalnet tropicalnet em gmail.com
Qua Maio 15 09:18:13 -03 2019

Prezados
Tenho formatado pesquisas na empresa. Elaboro questionários e formulários,
aprendi a usar R, R-Studio e tenho alguma noção de banco de dados e SPSS.
Tenho alguma familiaridade no emprego de testes estatísticos.
Entretanto, persiste uma dúvida sobre os tipos de testes que podem ser
consistentemente aplicados as categorias de análise conforme estas sejam
Nominais, Ordinais, Intervalares ou Racionais.
Por favor, alguém poderia indicar um texto acadêmico, ou livro de
estatística que fundamente teórica e tecnicamente esta correspondência
entre tipo de categoria e tipo de análise aplicável?
Obrigado
Alexandre