[R-br] two-way anova - violação das pressuposições

Gilson Geraldo Soares de Oliveira Júnior gilsonsoaresjunior em gmail.com
Sáb Mar 2 20:09:30 -03 2019

Concordo com as opções apresentadas. Alem disso, é natural que sem
interação a homocedasticidade possa apresentar resultados diferentes
daquelas expostas quando rodou os dados com a interação.

A estatística não parametrica, nestes casos, é a melhor opção, dado os
problemas de homocedasticidade. Como dito pelo Diego, a normalidade é o
mais "tranquilo" dentro os pressupostos.