[R-br] two-way anova - violação das pressuposições

Diego Vieira diegovieir4 em gmail.com
Sáb Mar 2 18:29:31 -03 2019

Concordo com o Fernando Sousa, é a melhor opção. Normalidade pode até
deixar de ser atendida, desde que não seja exagerada, mas homocedasticidade
não. Alguns autores usam a gls para “fugir” desse problema.

Em sáb, 2 de mar de 2019 às 18:19, Fernando Souza por (R-br) <
r-br em listas.c3sl.ufpr.br> escreveu:

> tente rodar usando a abordagem generalisada implementada na função gls do
> pacote nlme.
> nela é possivel afrouxar o pressuposto de homocedasticidade exigido pela
> função lm,aov, através do argumento weights
> der uma olhada no manual

Diego dos Santos Vieira Engenheiro Florestal