[R-br] two-way anova - violação das pressuposições

Marcelo Laia marcelolaia em gmail.com
Sáb Mar 2 17:56:33 -03 2019

On 02/03/19 at 03:51, Fernando Souza wrote:
> Seguindo a proposta do gilson, apos rodar o modelo utilizando aov ou lm veja a distribuição dos residuos graficamente através da função qqp do pacote CAR
> qqp(rstandard(modelo.lm),"norm")

Olá Fernando,

Eu não conhecia essa função do pacote car. Bem massa, pois ela mostra as linhas
de confiança.

Com base no pacote bestNormalize, eu transformei os dados e observei os
gráficos. Inclusive, com a função qqp todos ficam dentro dos 95%. Ou seja, a
questão da normalidade foi resolvida. Mas, a homogeneidade ainda ficou
esquisita quando incluo a interação:

Com a interação:
Levene's Test for Homogeneity of Variance (center = median)
       Df F value    Pr(>F)
group  41  2.2615 0.0002938 ***
      126

Sem interação: só Genotipo
Levene's Test for Homogeneity of Variance (center = median)
       Df F value  Pr(>F)
group   1  3.1509 0.07772 .
      166

Sem interação: só Isolado
Levene's Test for Homogeneity of Variance (center = median)
       Df F value  Pr(>F)
group  20  1.5658 0.06859 .
      147

Em anexo os gráficos após transformação.

Agradeço, imensamente, pela inestimável ajuda de ambos!

--
Marcelo