[R-br] Classificar um conjunto de dados

Yury Duarte yurynepomuceno em gmail.com
Ter Nov 6 17:24:39 -02 2018

Boa tarde colegas listeiros, como vão?

Tenho um problema e estou com certa dificuldade em resolver de forma
prática. Meu conjunto de dados é o seguinte:
local frequencia data quantidade *valido*
A 2 13/05/2015 500,00 *0*
A 2 13/05/2015 700,00 *1*
A 1 13/05/2015 700,00 *0*
B 3 13/05/2015 400,00 *1*
C 5 13/05/2015 300,00 *0*
C 5 10/05/2015 400,00 *0*
C 5 13/05/2016 400,00 *1*
C 5 13/05/2015 900,00 *1*
D 3 13/05/2015 550,00 *0*
D 4 13/05/2015 500,00 *1*
Para esse conjunto, gostaria de gerar a coluna 'valida', que me classifica
os dados da seguinte maneira: para cada local e para cada ano, retornar
apenas o local de maior frequência, mais recente e de maior quantidade
(nessa ordem).
Pensei em gerar um objeto para cada local a partir do which(), mas como meu
conjunto de dados tem mais de 150 mil linhas e mais de 2000 locais, achei
que essa abordagem não seria muito prática nem rápida de ser processada.

Desde já, agradeço pela colaboração de todos!

Att

Yury Duarte
Engenheiro Agrônomo - ESALQ/USP