[R-br] Assunto: Classificar um conjunto de dados

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Ter Nov 6 18:21:26 -02 2018

Dá uma olhada no aggregate

Enviado do Yahoo Mail no Android

Tenho um problema e estou com certa dificuldade em resolver de forma prática. Meu conjunto de dados é o seguinte:
| local | frequencia | data | quantidade | valido |
| A | 2 | 13/05/2015 | 500,00 | 0 |
| A | 2 | 13/05/2015 | 700,00 | 1 |
| A | 1 | 13/05/2015 | 700,00 | 0 |
| B | 3 | 13/05/2015 | 400,00 | 1 |
| C | 5 | 13/05/2015 | 300,00 | 0 |
| C | 5 | 10/05/2015 | 400,00 | 0 |
| C | 5 | 13/05/2016 | 400,00 | 1 |
| C | 5 | 13/05/2015 | 900,00 | 1 |
| D | 3 | 13/05/2015 | 550,00 | 0 |
| D | 4 | 13/05/2015 | 500,00 | 1 |

Para esse conjunto, gostaria de gerar a coluna 'valida', que me classifica os dados da seguinte maneira: para cada local e para cada ano, retornar apenas o local de maior frequência, mais recente e de maior quantidade (nessa ordem).Pensei em gerar um objeto para cada local a partir do which(), mas como meu conjunto de dados tem mais de 150 mil linhas e mais de 2000 locais, achei que essa abordagem não seria muito prática nem rápida de ser processada.
Desde já, agradeço pela colaboração de todos!
Att
Yury Duarte
Engenheiro Agrônomo - ESALQ/USP