[R-br] RES: Boxplot em grupo

Jobenil Luiz Magalhães Júnior pjobenil em gmail.com
Segunda Maio 7 16:24:58 -03 2018

Marcele

Talvez você obtenha algum insight aqui: https://stackoverflow.com/questions/14604439/plot-multiple-boxplot-in-one-graph

Mas eu acho que você deverá reformatar seu dataset e criar uma variável do tipo factor que discrimine se uma determinada temperatura é mínima, máxima,... No exemplo ele chama de Label
Bom trabalho

Atenciosamente
Jobenil Júnior

Enviado do Email para Windows 10

De: Marcele de Jesus Correa via R-br
Enviado:segunda-feira, 7 de maio de 2018 16:12
Para: a lista Brasileira oficial de discussão do programa R.
Assunto: [R-br] Boxplot em grupo

Olá, boa tarde!

Sou iniciante no R e preciso de muita ajuda. Tenho recorrido aos tutoriais, livros, algumas dúvidas que são postadas aqui e vídeos no youtube, que tem me ajudado bastante, porém, estou com dificuldade para fazer um gráfico boxplot envolvendo três variáveis juntas. Assim:
Estou trabalhando com série temporal de três estações meteorológicas, num total de 27 variáveis, entre estas, estou analisando no momento 3 (precipitação, temperatura mínima e máxima) de cada estação. Para cada uma dessas variáveis e suas respectivas estações, elaborei um gráfico boxplot,  conforme comando abaixo:

boxplot(TempMin_Jagua ~ Mes, las=1, data = data_estacoes, col = "gray", notch = FALSE, ylab="Temperatura", xlab= "Mês", main= "Média Mensal da Temperatura Mínima da Estação de Jaguaruana").

Entretanto, gostaria de inserir num único gráfico a variável temperatura mínima das três estações, a fim de comparar numa mesma escala o "comportamento" dessa variável por estação, e não estou conseguindo. Li algo parecido aqui no grupo, em que foi utilizado o pacote ggplot2, tentei usar sem sucesso. Fiz-me entender? Espero que sim, porque esse negócio é bem complicado... mas estou gostando.

Desde já agradeço.

Cordialmente,

​​
Marcele Correa.
Geographer
Master Student in Climate Sciences
​
Research Line - Bioclimatology and
​C​
limatic
​C​
hanges
Advisor - Kellen Carla Lima
Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN / Brazil.