[R-br] Boxplot em grupo

Marcele de Jesus Correa marcelejc.marinho em gmail.com
Segunda Maio 7 16:12:06 -03 2018

Olá, boa tarde!

Sou iniciante no R e preciso de muita ajuda. Tenho recorrido aos tutoriais,
livros, algumas dúvidas que são postadas aqui e vídeos no youtube, que tem
me ajudado bastante, porém, estou com dificuldade para fazer um gráfico
boxplot envolvendo três variáveis juntas. Assim:
Estou trabalhando com série temporal de três estações meteorológicas, num
total de 27 variáveis, entre estas, estou analisando no momento 3
(precipitação, temperatura mínima e máxima) de cada estação. Para cada uma
dessas variáveis e suas respectivas estações, elaborei um gráfico boxplot,
conforme comando abaixo:

boxplot(TempMin_Jagua ~ Mes, las=1, data = data_estacoes, col = "gray",
notch = FALSE, ylab="Temperatura", xlab= "Mês", main= "Média Mensal da
Temperatura Mínima da Estação de Jaguaruana").

Entretanto, gostaria de inserir num único gráfico a variável temperatura
mínima das três estações, a fim de comparar numa mesma escala o
"comportamento" dessa variável por estação, e não estou conseguindo. Li
algo parecido aqui no grupo, em que foi utilizado o pacote ggplot2, tentei
usar sem sucesso. Fiz-me entender? Espero que sim, porque esse negócio é
bem complicado... mas estou gostando.

Desde já agradeço.

Cordialmente,

​​
Marcele Correa.
Geographer
Master Student in Climate Sciences
​
Research Line - Bioclimatology and
​C​
limatic
​C​
hanges
Advisor - Kellen Carla Lima
Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN / Brazil.