[R-br] Transformação de dados em delineamento fatorial

Rafael Pertille henriquepertille em gmail.com
Sexta Junho 22 20:02:27 -03 2018

Se o teste de Shapiro indica normalidade não há necessidade de
transformá-los. Caso não apresente normalidade faça a transformação na
própria linha de comando do ExpDes para todos os dados.
Ex:

fat2.dic(Fator 1, Fator 2, *sqrt(x)*, quali = TRUE, mcomp="tukey", sigT =
0.05, sigF = 0.05)

Em 22 de junho de 2018 11:45, fúlvia cristina oliveira via R-br <
r-br em listas.c3sl.ufpr.br> escreveu:

> Eu tenho alguns dados que rodei em delineamento fatorial, com dois
> fatores.
> Usei o pacote Expdes e o teste do Shapiro dos dados estão normais.
> Como transformo esses dados? Em DIC eu uso as transformações em Log, raiz
> quadrada e outros. Mas em fatorial qual valores que transformo? Do fator 1
> ou fator 2.?
>

> Fúlvia Cristina Oliveira
> Bióloga - UFMS
> Mestre em Zootecnia - UEMS
> Doutoranda em Ciência Animal - UFMS
> (67) 99610-2812 / 99129-6612

*Rafael Henrique Pertille*
Técnico em Agropecuária
Acadêmico de Agronomia - UTFPR Campus Pato Branco
(46) 99770049