[R-br] Transformação de dados em delineamento fatorial

Fernando Souza nandodesouza em gmail.com
Sexta Junho 22 20:25:54 -03 2018

Não sou usuário do expedes. Geralmente faço a análise usando a função
anova() . Seus dados estão normais. Você que tranformá-los porque? É devido
a variância? se for antes de buscar transformação faça uma análise mais
profunda dos seus dados para tentar compreender a causa. Se ainda assim não
tiver jeito. Acho melhor utilizar modelos mais flexíveis quanto a
variância. Abordagens como os quadrados minimos ponderados pode ser uma
melhor saída.
Eu sempre tento evitar usar transformações. Você acaba corrigindo uma coisa
e complicando outra.
Se ainda quiser usar transformação tenta fazer a análise utilizando a
função anova e utilize a função box-cox (do pacote MASS) para encontrar uma
possível transformação.

att

Em 22 de junho de 2018 20:02, Rafael Pertille via R-br <
r-br em listas.c3sl.ufpr.br> escreveu:

> Se o teste de Shapiro indica normalidade não há necessidade de
> transformá-los. Caso não apresente normalidade faça a transformação na
> própria linha de comando do ExpDes para todos os dados.
> Ex:
>
> fat2.dic(Fator 1, Fator 2, *sqrt(x)*, quali = TRUE, mcomp="tukey", sigT =
> 0.05, sigF = 0.05)

> *Rafael Henrique Pertille*
> Técnico em Agropecuária
> Acadêmico de Agronomia - UTFPR Campus Pato Branco
> (46) 99770049

Fernando Souza
Zootecnista, DSc. Produção e Alimentação Animal
Celular: (31)99796-8781 (Vivo)
E-mail:nandodesouza em gmail.com <e-mail%3Anandodesouza em gmail.com>
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6519538815038307
Blog: https://producaoanimalcomr.wordpress.com/