[R-br] Transformação de dados em delineamento fatorial

fúlvia cristina oliveira fulcris em yahoo.com.br
Sexta Junho 22 11:45:06 -03 2018

Eu tenho alguns dados que rodei em delineamento fatorial, com dois fatores. Usei o pacote Expdes e o teste do Shapiro dos dados estão normais.Como transformo esses dados? Em DIC eu uso as transformações em Log, raiz quadrada e outros. Mas em fatorial qual valores que transformo? Do fator 1 ou fator 2.?

Fúlvia Cristina Oliveira Bióloga - UFMS  Mestre em Zootecnia - UEMSDoutoranda em Ciência Animal - UFMS(67) 99610-2812 / 99129-6612