[R-br] Duvidas acerca de teste estatistico.

Vinicius Reis viniciuspr28 em gmail.com
Quarta Janeiro 17 18:03:22 -02 2018

Boa tarde,

Encontrei esta lista de discussões em um website sobre estatística, o que
na verdade estava procurando informacoes sobre problemas que venho tenho
com testes estatísticos.
Minha área é Ciências Biológicas, especificamente Microbiologia.
Trabalho com um modelo in vitro de células que são deficientes para um
determinado gene e para realizar meus ensaios uso o respectivo tipo
selvagem. Ou seja, tenho duas linhagens celulares uma wild-type e uma
knockout. Assim sendo, o meu trabalho consiste em analisar se a delecao do
dado gene altera a infeccao bacteriana. Nesse caso, fiz o delineamento
experimental e pretendo analisar diferentes aspectos da infeccao bacteriana
como por exemplo adesão, internalizacao e replicacao. Para fins de analise
estatística, os experimentos foram realizados em triplicata e tres
experimentos independente. Ao final da coleta de dados, essas amostras
foram quantificadas e transformadas em log e assim,  apliquei o teste de
Mann-Whitney para detectar diferenças entre os grupos. Grosseiramente, em
alguns experimentos tenho uma diferença de aproximadamente 0.5 log do grupo
wild-type para o grupo knockout. Isso significa que a presença de tal gene
influencia a infeccao bacteriana. Entretanto, essa diferença parece ser tao
pequena (pra nao dizer miserável) que fica até difícil fazer alguma
inferência se essa diferença reflete relevância biológica. Entretanto, o
teste de Mann-Whitney demonstrou que essa diferenca é extremamente
significante (p=0.0001) ou seja o teste estatístico mostra uma extrema
significância.
Em ambos os grupos, tenho 9 replicatas (3 experimentos independentes com 3
replicatas cada).
Gostaria muito de obter sugestões sobre como proceder nesse caso dos testes
estatísticos pois da forma como é mostrado, parece bastante estranho: um
gráfico mostrando absolutamente pouca ou nenhuma diferença e um teste
estatístico mostrando extrema significância.
Alguém pode orientar-me com este tipo de analise?
Abaixo, seguem algumas informcoes sobre o teste.

Agradeco imensamente qualquer ajuda.
P.S.; desculpe a falta de acentuação mas no momento estou no exterior e o
teclado não possui tal função.

Column A MEF-WT vs.vs, Column B MEF-PPR-/- Mann Whitney test P value 0,0008
Exact or approximate P value? Exact P value summary*** Significantly
different? (P < 0.05)Yes One- or two-tailed P value? Two-tailed Sum of
ranks in column A,B121,0 , 50,00 Mann-Whitney U 5,000 Difference between
medians Median of column A 6,176 Median of column B 5,964 Difference:
Actual 0,2125 Difference: Hodges-Lehmann0,2266 96.01% CI of
difference0,1040 to 0,3490 Exact or approximate CI? Exact

MEF-WT vs MEF-PPR-/- Number of values9 9; Minimum 5,964 5,737; 25%
Percentile 6,090 5,835; Median 6,176 5,964; 75% Percentile 6,246 6,035;
Maximum 6,313 6,086; Mean 6,158 5,933 Std. Deviation 0,1092 0,1169; Std.
Error of Mean 0,03639 0,03898; Lower 95% CI 6,074 5,843; Upper 95% CI 6,242
6,023; Mean ranks13,44 5,556

Virenfrei.
<#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>