[R-br] Tamanho máximo de base de dados para trabalhar no R

Rodrigo Araújo e Castro roacastro87 em yahoo.com.br
Quinta Abril 26 19:20:56 -03 2018

 Boa noite,

O limite de linhas lido no R depende também do formato do arquivo que você utilizando, por exemplo, já tive arquivos com 40-100 mil linhas que não foram lidos em .xlsx, mas em .csv leram sem problema e muito mais rápido (sem perder formatação), pois esse formato é bem mais leve. Recomendo sempre usar formatos mais leves, como .txt, .csv ou outros, dependendo do tipo de dado com que você trabalha.

No mais, reitero o que o Augusto disse, que o tamanho máximo depende da capacidade do seu computador e da complexidade da tarefa que você vai fazer, pois mesmo com relativamente poucos dados uma tarefa pode demorar muito e consequentemente exigir muito do computador - como exemplo cito uma modelagem estatística.

Espero que ajudado a solucionar sua dúvida,

Rodrigo