[R-br] Estrutura de covariância proposto por Singer, Nobre e Rocha (2017)

Fernando Souza nandodesouza em gmail.com
Segunda Abril 30 17:07:12 -03 2018

No livro Singer, Nobre e Rocha (2017) disponível em:
https://www.ime.usp.br/~jmsinger/MAE0610/Singer&Nobre&Rocha2017junho.pdf

os autores citam como estratégia para identificação da estrutura da matriz
de variãncia covariãncia entre outros a construção do seguinte gŕafico:

" No caso de estudos longitudinais sem dados omissos, análise do gráfico das
linhas da matriz de covariâncias intraunidades amostrais por meio de
técnicas
de regressão polinomial para a identificação de efeitos aleatórios."

Tenho algumas suspeitas, mas não estou seguro.

Como é a aparência desse gráfico?

Fernando Souza
Zootecnista, DSc. Produção e Alimentação Animal
Celular: (31)99796-8781 (Vivo)
E-mail:nandodesouza em gmail.com <e-mail%3Anandodesouza em gmail.com>
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6519538815038307
Blog: https://producaoanimalcomr.wordpress.com/