[R-br] Escolha do valor que mais ocorre

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quinta Junho 15 17:16:50 -03 2017

Elias,

Começando pelo mais fácil:

A resposta à sua questão número 3 é que não se define moda para dados
dicotômicos porque ou é um ou outro nível que teria a maior frequência
(noves fora o "empate"), dependendo do tipo de análise pode-se se falar em
"prevalência", etc.

Com relação às duas outras questões, minha experiência com dados com mais
de uma moda é que a escolha da "moda oficial" é temperada pelo domínio do
problema em questão, e não se encontrará, somente, na Matemática ou
Estatística uma solução para esse desempate.

Aliás, há casos patológicos onde a moda pode ficar, matematicamente,
"indefinida"...

HTH
--
Cesar Rabak