[R-br] Escolha do valor que mais ocorre

Elias Carvalho ecacarva em gmail.com
Quinta Junho 15 11:14:14 -03 2017

Bom dia

Preciso escolher em uma série de números, aquele que mais ocorre, só que a
série pode variar com dados discretos, contínuos ou dicotômicos.

Pensei em usar moda, e vi que no  R não há função direta para isso, então
eu vi várias sugestões, mas surgiram as seguintes dúvidas:

1. No caso de dados discretos, sem problemas, porém quando for bimodal por
exemplo, há um critério para escolha de um dos valores, uma vez que preciso
escolher apenas 1 ? Por exemplo, na série tenho "alto",
"alto", "médio", "médio", "baixo". A moda seria "alto" e "médio", qual o
melhor a se escolher?

2. Para dados contínuos vi que existem fórmulas para calcular a moda, porém
isso significa que provavelmente não vou chegar no valores que tenho, então
qual o melhor critério para escolher um dos valores ? Escolher o valor mais
próximo da moda calculada ?

3. Existe um processo específico para calcular a moda de dados dicotômicos
ou é similar a dados discretos ?

--

*In Jesu et Maria*
*Obrigado*

*"Felix, qui potuit rerum cognoscere causas" (Virgil 29 BC)"Blessed is he
who has been able to understand the cause of things"*