[R-br] Moving Average, Modelos mistos

Fernando Antonio de souza nandodesouza em gmail.com
Quarta Maio 25 18:07:01 BRT 2016

Obrigado Cesar por responder.

Então eu estou procurando entender mellhor o modelo ARMA para poder responder
a estas perguntas com segurança. Você tem alguma bibliografia de fácil
entendimento para indicar?

Att

Fernando Souza
Zootecnista, DSc. Produção e Alimentação Animal
celular: (31)99796-8781 (Vivo) / (31)97358-4685 (Tim)
e-mail:nandodesouza em gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6519538815038307
blog: https://producaoanimalcomr.wordpress.com/

On Mai 25 2016, at 5:58 pm, Cesar Rabak <cesar.rabak em gmail.com> wrote:

> Fernando,

> A melhor resposta à questão " Faz sentido uma ordem de X  em ARMA?" é
responder às seguintes questões:

> A ARMA é a melhor abordagem para a análise do fenômeno/experimento que estou
realizando?

> O modelo subjacente de uma ordem X indica que processo de geração desses
dados, e esse processo faz sentido em relação ao processo físico pelo qual os
dados são gerados?

<[nandodesouza em gmail.com](mailto:nandodesouza em gmail.com)>:

> [...]

tempo.

autoregressiva de ordem 1 AR1(), Moving average ARMA(p=0,q=?), onde testei
para ordem de 1 a 6 (acima de 6 o modelo não convergiu). Acontece que com a
ordem 6 obtive o melhor modelo (segundo anova()), embora nem todas as
correlações foram resolvidas, conforme o gráfico (anexo)

uma ordem de 6  em ARMA? Vocês teriam algum material que me explique o uso
destas estruturas?

Fernando Souza
Zootecnista, DSc. Produção e Alimentação Animal
celular: (31)99796-8781 (Vivo) / (31)97358-4685 (Tim)
[e-mail:nandodesouza em gmail.com](mailto:e-mail%3Anandodesouza em gmail.com)
Lattes: <http://lattes.cnpq.br/6519538815038307>
blog: <https://producaoanimalcomr.wordpress.com/>
mínimo reproduzível.