[R-br] SAR, CAR e GWR spatial models

Elias Teixeira Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Quarta Março 16 05:39:51 BRT 2016

Caro Wagner,

Tanto errorsarlm() quanto lagsarlm() consideram o modelo SAR, um para os
resíduos e outro para a resposta (ou preditor). Um pode ser visto
reparametrização do outro quando não há covariáveis. Veja que nesta
situação a verossimilhança é a mesma:

require(spdep)
data(oldcol)
  nbw = nb2listw(COL.nb, style="W")
  l1 = lagsarlm(CRIME ~ 1, data=COL.OLD, nbw)
  e1 = errorsarlm(CRIME ~ 1, data=COL.OLD, nbw)
  all.equal(logLik(l1), logLik(e1))

O mesmo não ocorre quando há covariáveis:

  l2 = lagsarlm(CRIME ~ INC + HOVAL, data=COL.OLD, nbw)
  e2 = errorsarlm(CRIME ~ INC + HOVAL, data=COL.OLD, nbw)
all.equal(logLik(l2), logLik(e2))

Na situação particular em que W é simétrica você pode ajustar o modelo
CAR para os erros usando spautolm(..., family='CAR'). Exemplo

nbb <- nb2listw(COL.nb, style="B")
c1 <- spautolm(CRIME ~ 1, data=COL.OLD, listw=nbb, family='CAR')

Sugiro você ler as duas threads abaixo antes de fazer predição. A
primeira é sobre a diferença de spautolm() e considerar glm com uma
covariável construida a partir de média nos vizinhos. A segunda é sobre
predição.
https://stat.ethz.ch/pipermail/r-sig-geo/2013-February/017477.html
http://grokbase.com/t/r/r-sig-geo/099npqpram/predict-spautolm

Quanto a GWR, eu acho problemático estimar 'n' regressões ponderadas e
efetuar 'n' testes de hipoteses (já é problemático 1, imagine n?).
Sugiro usar a alternativa Bayesiana, isto é, colocar uma priori que
induz dependência espacial nos coeficientes.

Elias