[R-br] SAR, CAR e GWR spatial models

Wagner Tassinari wtassinari em gmail.com
Terça Março 15 13:17:28 BRT 2016

Olá pessoal, tudo bem ?

Preciso trabalhar com os modelos espaciais SAR, CAR e GWR, para isso peguei
um material do Luc Anselin para estudar a respeito do assunto. Observei que
os modelos SAR e CAR podem ser ajustados por estes comandos:

columbus.lag <- lagsarlm(CRIME ~ INC + HOVAL,data=columbus, col.listw)
columbus.err <- errorsarlm(CRIME ~ INC + HOVAL,data=columbus, col.listw)
columbus.gwr = gwr.sel(CRIME ~ INC + HOVAL, data=columbus, adapt=T)

E posso verificar os valores preditos através dos comandos fitted.values
Mas eu tenho uma amostra de 25 observações para poder validar o valor
predito (Y_hat) destes modelos. Qual seria o comando para eu poder essas
previsões ? Sera que existe um material que vocês indicariam para estudar ?
Sei que no modelo GWR essa estimativa seria mais difícil, já que existirá
um coef. de regressão para cada polígono.

Muito obrigado,

--
Wagner S. Tassinari
Departamento de Matemática