[R-br] Encontro do Grupo de Usuários de R do Rio Grande do Sul (UseRS)

Cristofer Weber cristofer.weber em neogrid.com
Sexta Julho 8 18:27:35 BRT 2016


Para quem estiver por Porto Alegre no final do mês!

Prezados,

convido a todos a participarem do próximo encontro do UseRS - Grupo de Usuários de R do Rio Grande do Sul.

Este encontro ocorrerá no dia 27 de julho a partir das 9h, e será um evento satélite do 22° SINAPE, em Porto Alegre.

Para participar do Meetup UseRS não será necessária a inscrição no SINAPE.

Maiores detalhes em http://www.meetup.com/pt-BR/UseRS_/

[]'s
Cristofer



c) Evento Satélite - Meetup UseRS

Data: 27 de julho de 2016
Horário: 9h

9:00 - 10:00 ShowR
João Batista Gonçalves de Brito
Especialista em Métodos Quantitativos - FAMAT-PUCRS

R é uma ferramenta gratuita, com origem na ambiência da ciência estatística, que tem alçado proeminência nas mais diversas áreas de conhecimento. O seu uso é facilmente extensível por meio de pacotes e a sua linguagem conta com uma vibrante comunidade de colaboradores, a qual contribui ativamente para agregar novos recursos. Com o objetivo de explorar sua diversidade, a apresentação narra uma história - como pano de fundo - para demonstrar a pluralidade de aplicações desta fantástica linguagem de programação.

10:30 - 11:30 Startup Indexer
Filipe Jaeger Zabala
Mestre em Estatística - IME-USP

Resumo: O Startup Indexer é um índice para classificação de Novos Projetos, criado em RStudio. É baseado em princípios ordenados por prioridade. Cada princípio possui uma ordem equivalente à sua pontuação. UseRS têm sua pontuação homologada online nos itens de Comprometimento e Valoração.

14:00 - 15:00 Estimação do valor futuro de cada cliente
Rodrigo Heldt Silveira
Mestre em Marketing - EA-UFRGS

A capacidade de o marketing mensurar e comunicar o valor de suas atividades e investimentos tem sido uma das prioridades de pesquisa na área nos últimos anos. Para atingir esse objetivo, a capacidade de mensurar adequadamente os ativos de marketing, como o Customer Lifetime Value e, de forma agregada, o Customer Equity, torna-se essencial, pois esses ativos são considerados os elementos capazes de traduzir em valores monetários o resultado dos diversos investimentos realizados pela área de marketing. Diante da mensuração desses valores, é possível o planejamento e a realização de ações mais precisas por parte dos profissionais de marketing. Assim, o estudo que será apresentado trará a aplicação em R de um modelo de estimação de Customer Lifetime Value no modo bottom-up (individual por cliente) em uma amostra de clientes de uma empresa do setor de serviços financeiros. O modelo bayesiano hierárquico aplicado, com três regressões estruturadas conforme o modelo Seemingly Unrelated Regressions (SUR) (ZELNER, 1971), foi construído a partir dos trabalhos de Kumar et al.(2008), Kumar e Shah (2009) e Cowles, Carlin e Connet (1996).

15:00 - 16:00 Gestão do portfólio de clientes
Cleo Schmitt Silveira
Doutora em Marketing - EA-UFRGS
A gestão de clientes é um processo que envolve a tomada de decisões estratégicas, que influenciam a composição do portfólio de clientes da companhia, e operacionais, que afetam o relacionamento dos clientes com a empresa no dia a dia. Apresentaremos um framework em R que propicia a integração dessas duas perspectivas e permite aos gestores alocarem melhor os recursos de marketing, por possibilitar (a) o incremento da eficiência da carteira de clientes, a partir da sua otimização, e (b) a identificação dos clientes mais propensos a gerarem lucros futuros, com base na modelagem de customer lifetime value (CLV) sugerida. O framework de gestão de clientes inclui a avaliação do risco e possibilita aos gestores uma visão holística do negócio e particular de cada cliente.

16:30 - 17:30 Novidades apresentadas no The R User Conference 2016
Cristofer Weber
Mestre em Ciência da Computação - PPGCC-PUCRS e Data Scientist @ NeoGrid
Assuntos que serão cobertos:

  *   Ensembles (Random Forest, Gradient Boosting)
  *   Computação de Alto Desempenho & Big Data
  *   Tidy Data (universo de packages desenvolvidas por Hadley Wickham)
  *   Ferramentas para avaliação de desempenho de código em R
  *   Comunidade R

This e-mail message, including any attachments, is for the sole use of the person to whom it has been sent and may contain information that is confidential or legally protected. If you are not the intended recipient or have received this message in error, you are not authorized to copy, distribute, or otherwise use it or its attachments. Please notify the sender immediately by return email and permanently delete this message and any attachments. NeoGrid makes no warranty that this email is error or virus free. NeoGrid Europe Limited is a company registered in the United Kingdom with the registration number 7717968. The registered office is 8-10 Upper Marlborough Road, St Albans AL1 3UR, Hertfordshire, UK. NeoGrid Netherlands B.V. is a company registered in the Netherlands with the registration number 3416.6499 and registered office at Science Park 400, 1098 XH Amsterdam, NL. NeoGrid North America Limited is a company registered in the United States with the registration number 52-2242825. The registered office is 55 West Monroe Street, Suite 3590-60603, Chicago, IL, USA. NeoGrid Japan is located at New Otani Garden Court 7F, 4-1 Kioi-cho, Chiyoda-ku, Tokyo 102-0094, Japan. NeoGrid Software SA is a company registered in Brazil, with the registration number CNPJ: 03.553.145/0001-08 and located at Av. Santos Dumont, 935, 89.218-105, Joinville - SC - Brazil.

Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.inf.ufpr.br/pipermail/r-br/attachments/20160708/db4375a1/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão R-br