[R-br] Importação de planilha de contingência

Marie-Christine . machris55 em hotmail.com
Segunda Fevereiro 15 11:31:43 BRST 2016

Olá,
Estou querendo fazer uma análise RLQ pelo pacote ade4. Para isso, preciso fazer uso de diversas funções do pacote, tais como dudi.coa(), dudi.hillsmith() e dudi.pca().Para fazer esta análise necessito usar três planilhas diferentes, cada qual está no formato de contingência (vide exemplo do pacote com o banco de dados ''aravo'').Entretanto estou com problemas para importar as minhas planilhas do excel (que já estão no formato de tabela de contingência) e aplicar essas funções em cima delas.Sempre que importo, o R atribui um ''X'' no lugar da primeira célula da minha planilha, aonde, contudo, não deveria constar nada.Já tentei usar a função ftable() e read.xls(), mas não consegui aplicá-las.

Alguém teria alguma solução para resolver o meu problema?

Att.,

Marie